Caça Vazamento por Analise Termográfica.

Termografia: Conheça o instrumento que detecta vazamentos de água

Termografia ou Análise Termográfica, é um dispositivo de inspeção não invasivo que é usado na detecção de vazamentos e estruturas de edificações. Sua técnica consiste no uso de imagens em sinais infravermelhos que permite a visão e a medição de um determinado objeto.

A câmera termográfica, é capaz de identificar possíveis danos que não estejam visíveis a olho nu, ou seja, é muito provável que ele detecte vazamentos de água, por exemplo.

Esse equipamento é bastante utilizado na verificação e diagnóstico de problemas em todo e qualquer tipo de estrutura, sendo eficaz não somente na localização de vazamentos, mas também de infiltrações, entupimentos e defeitos em sistemas hidráulicos/mecânicos.

Como funciona?

A termografia evidencia pontos de infiltrações e/ou vazamentos devido à baixa temperatura em algumas áreas, onde é possível perceber uma “mancha fria” na parede ou no piso.

No visor da câmera, as temperaturas se mostram em cores diferentes. Ao analisar a distribuição de cor nas imagens, localizar as partes que estejam mais frias ou mais quentes, é fácil.

Uma das principais funcionalidades da termografia, é a amplitude e profundidade que a mesma proporciona ao tentar detectar um vazamento sem gerar nenhum tipo de dano estrutural, além de ser um instrumento altamente eficaz e seguro.

Veja abaixo um exemplo de termografia aplicada à vazamento de água:

De forma prática, o que é visto na imagem acima, é feito da câmera e do seu sensor, que ao registrar a radiação ofuscada pelo objeto em questão (cano), a transforma em uma imagem visível a olho humano.

Uso da termografia na detecção de vazamento de ar

Muito utilizada na localização de vazamento de ar, a termografia é um equipamento essencial nesse tipo de problema (considerado o mais difícil de ser detectado), o que pode ser de grande diferença e importância em áreas onde se faz necessário um bom isolamento térmico.

Com a ajuda da câmera de visor infravermelho, é possível verificar escapes de ar que estejam condicionando as paredes.

Em vista disso, a termografia é uma ferramenta infalível ao encontrar e solucionar problemas em uma construção, sendo assim uma ótima maneira de diagnóstico, prognóstico e recurso positivo na antecipação de danos ainda maiores.

Os termovisores também são capazes de identificar:

  • Pontes térmicas em estruturas
  • Isolamentos mal feitos ou a falta deles
  • Umidade ocasionada por divergências no isolamento ou falhas na construção
  • Problemas na vedação
  • Detecção de mofo interno

Outros métodos para identificar infiltrações e vazamentos

Vídeo inspeção

Com o auxílio de uma câmera de vídeo, é possível localizar um cano quebrado e/ou vazamentos nas paredes ou no chão. Este procedimento é um dos mais usados por encanadores profissionais.

Como funciona?

O processo é simples: Basta colocar a câmera em um cano e transmitir de volta ao profissional do caça vazamentos, ou seja, é através do vídeo que ele conseguirá realizar uma inspeção geral das tubulações e estabelecer qual a sua gravidade e proporção do vazamento.

Geofone

O geofone usa a tecnologia ao seu favor, ou seja, ele mede a perda do som e suas variações dentro dos tubos de encanamento, permitindo assim que a detecção de um vazamento seja mais rápida e eficiente.

Através de pequenos sinais, pode ser notável o surgimento de vazamentos:

  • Tinta e revestimento úmidos
  • Manchas de tinta e mofo no acabamento das paredes
  • Pisos e revestimentos ocos

Caso as estruturas do seu imóvel apresentar algum desses indícios, o recomendado é contratar um caça vazamento profissional qualificado, que assegure o reparo de forma segura e ágil.

Sinais de vazamentos de água

  • Áreas molhadas em torno de pias, torneiras
  • Mofo e rachaduras na fundação da construção
  • Aumento considerável na conta de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *